terça-feira, 23 de abril de 2013

Comecinho bom

O Processo de Criação dos nossos espetáculos sempre começa quando se tem a primeira ideia, desde lá não paramos de pensar e fazer conexões com o nosso desejo. "O OLHAR DE NEUZA" está há algum tempo (anos) na cabeça do grupo, mas só agora, com a viabilização do projeto dentro da Lei de Incentivo à Cultura é que colocamos em prática os nossos sonhos. Está sendo um sonho bom e intenso, já realizamos algumas ações para criar a atmosfera que o espetáculo necessita.
A primeira ação prática dentro do projeto foi a leitura do livro "A MULHER QUE CAI" do escritor conterrâneo Guido Viaro. Depois disso a missão foi que a atriz, Fabiana Ferreira, escolhesse um trecho para lermos todos juntos. Convidamos, então, o próprio escritor para uma manhã regada a leitura e chá na nossa chamada "Reunião de Idéias", no dia 12 de abril . Discutimos com o autor alguns pontos do livro que nos serve de inspiração e que, resumindo, fala sobre uma mulher de meia idade que sente uma angústia inexplicável e se questiona a todo momento sobre sua vida, suas escolhas e seu mundo. Foi um encontro muito agradável que elucidou alguns pontos da personagem central do livro que se parece muito com nossa Neuza.
A segunda ação foi a vinda do nosso amigo Wal Mayans, diretor paraguaio e mestre de Teatro Físico e Primigenia Teatral. Ele veio nos presentear mais uma vez com seu treinamento físico. Foram 10 dias de imersão na fisicalidade do grupo e na concretização do corpo da Neuza. Aqui começaram a ser esboçadas as primeiras cenas do espetáculo solo, sempre com o direcionamento da nossa diretora, Letícia Guimarães, e a maestria de Wal Mayans. O intercâmbio não aconteceu apenas com o Wal, nesses dias também entraram na imersão física o Bruno Godinho da Cia. Yepocá de Belo Horizonte/MG e a Rosi Jacomelli artista Gaúcha radicada em Buenos Aires. Esse intercâmbio é muito valioso para nosso trabalho, uma vez que Bruno e Rose também estão criando espetáculos solos com a direção de Letícia, acontecendo de fato uma troca de idéias dentro dessa busca solitária de cada ator em criar seus solos.
Outra ação concretizada até aqui foi nossa primeira reunião de equipe, onde foram dados direcionamentos dentro da pesquisa do espetáculo, com a presença de Letícia Guimarães, Diretora, Wal Mayans, Diretor de Movimento, Fabiana Ferreira, Atriz e Diretora de Produção, Simão Cunha, Assistente de Direção, Karla Izidro, Diretora Musical, Blas Torres, Cenógrafo, Cristine Conde, Figurinista, Anry Aider, Iluminador, Julia Bermudez, Assistente de Produção, Kamila Ferrazzi, Assistente de Produção, João Theotônio, Assitente de Figurinos e Vanderlei Rossetim, Video Maker. Uma grande equipe para realizar um trabalho autêntico e de criação coletiva, como tudo desenvolvido dentro da Cia. do Abração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário