domingo, 21 de agosto de 2016

Neuza vai até o interior do Mato Grosso

Em maio de 2016 tivemos o privilégio de levar este espetáculo para o interior do Estado do Mato Grosso passando por duas cidades, Rondonópolis e Poconé. Está última uma cidade muito pequena e já na entrada do Pantanal Brasileiro. Também, através deste projeto realizado com o Incentivo do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e da Petrobras, pudemos viabilizar a tradução de libras do texto do espetáculo e levarmos uma intérprete de libras conosco. Experiência riquíssima. Abaixo um relato de nossas conclusões: 

Levar um grupo de teatro a cidades do interior brasileiro, é levar esperança a um povo judiado, mas também um povo forte e inteligente, que resiste e luta diariamente para superar suas dificuldades. Um povo que mantém, a duras penas, suas manifestações culturais ameaçadas de desaparecerem do mapa brasileiro. Nestas cidades do interior urge o auxílio e incentivo para que jovens aprendizes sejam provocados a dar continuidade às importantes manifestações culturais, contribuindo para a construção e fortalecimento da identidade do povo.

A falta de incentivo para que os jovens Poconeanos possam vivenciar e valorizar sua própria cultura, somada a um sistema capitalista como o nosso, provocam nesse jovem o desejo de consumir cada vez mais, numa cidade onde não há o que consumir, e onde o jovem não consegue reconhecer-se como ser único, capaz e importante para a sua comunidade. Essa falta de sentido, de perspectiva oprimi o jovem, impedindo o desenvolvimento de suas possibilidades.  Esta é uma triste realidade de muitas cidades do interior do Brasil.

Tivemos o privilégio de realizar esta circulação através deste importante incentivo. Todas as ações do projeto puderam ser realizadas plenamente, com exceção da acessibilidade aos portadores de deficiência auditiva. Apesar de termos entrado em contato com a comunidade surda, tivemos a presença de pouquíssimos surdos. Em Rondonópolis, pudemos levar pessoalmente nossa interprete de libras até a associação dos surdos, ela pode conversar com o presidente da associação que garantiu a presença dele ao evento, mas, infelizmente, não compareceu.

Assim, percebemos a importância de continuarmos realizando projetos que incluam a acessibilidade da comunidade surda, uma vez que a mesma, está tão distante do teatro. Mesmo nosso projeto oferecendo gratuidade, transporte até o local das apresentações, não houve condições de participação. Tal situação gerou uma espécie de frustração em nossa equipe, mesmo ela tendo sido anteriormente advertida sobre esta dificuldade. Ainda assim, ressaltamos que levar uma interprete de libras em nossa equipe, acabou despertando em todos nós e também em algumas pessoas que cruzaram nossa caminhada, durante esta circulação, o desejo e a responsabilidade individual, para o contato e aprendizagem da língua de sinais, ajudando a mudar essa realidade. 

Para nós foi importantíssimo a viabilização, através deste projeto, da tradução do texto de nosso espetáculo para a língua de sinais e a inclusão da também atriz/interprete de libras, Chiris Gomes, em nossa equipe. A partir de então, queremos continuar trabalhando desta forma, levando o espetáculo de repertório O OLHAR DE NEUZA, acessível aos surdos, a outras cidades brasileiras. Este projeto despertou em nós o desejo de realizar novas parcerias com a comunidade surda de Curitiba, cidade sede de nossa companhia, para realização de novos projetos como a publicação de livro contendo a trajetória deste espetáculo e DVD com vídeo libras do texto teatral traduzido, a ser lançado em evento teatral que atenda a comunidade surda, contando ainda com palestras para tratar da importância desta inclusão social.

Aprendemos, a partir do contato com os surdos de nossa cidade, que eles não gostam de serem chamados de deficientes auditivos, uma vez que não tem nenhum tipo de retardo mental e muitas vezes são confundidos ou mesmo atendidos por entidades de deficientes físicos e mentais. Eles apenas “falam” outra língua. Assim, preferem ser chamados de surdos.

Estamos muito gratos por termos realizado este projeto que sobretudo, abre nossos olhas para a importância da inclusão social da comunidade surda e nos dá o privilégio de poder entrar em contato com está realidade o que  nos sensibiliza e também nos mobiliza a continuarmos.  


Confraternização com o público de estudantes em `Poconé - MT


Fabiana Ferreira e Chiris Gomes durante apresentação do espetáculo em Rondonópolis - MT


Em Rondonópolis casa cheia e público entusiasmado. Os debates após as apresentações forma riquíssimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário