terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Olhar de Neuza - por Isabelle Neri

Não, o Olhar de Neuza não fala apenas da menopausa. Menopausa é mero detalhe para uma mulher que chega a maturidade e coloca em questão sua própria vida e suas dores. O questionamento principal de Neuza está muito além dos calorões que o corpo físico lhe presenteou. Está em viver e questionar. Questionar os passos até agora. Questionar o casamento e a própria moralidade.
–Vou virar puta! – diz Neuza num momento de grito. Neuza traz a tona o melhor que a sensibilidade feminina pode sentir. Viver e não seguir os trilhos do trem como mera personagem. Ser Neuza hoje, uma mulher madura depois do que proporcionou a sociedade, para quem já foi bela e reprodutora, está além de apenas sentir calores. É questionar para compreender onde realmente está sua felicidade.
Fabiana Ferreira conduz a cena com maestria corporal e vocal. Precisa de muito pique para compor as explosões de Neuza. Neuza é uma fera enjaulada prestes a voar e a atriz Fabiana Ferreira nos mostra o olhar dessa fera, numa representação que nos leva ao riso e ao choro. Choro por nos fazer lembrar de alguma mulher que foi Neuza ou que seremos um dia. Por um olhar de Neuza que percebemos no rosto de uma mãe ou uma tia conhecida e o pior, em nenhum momento nos demos conta que aquele olhar tinha uma representatividade de dor intensa.
O Olhar de Neuza expõe uma ferida social: a mulher depois do ápice da maturidade que sentido ela tem para a própria sociedade? Eu como mulher, beirando os quarenta, sabendo que daqui a alguns anos talvez seja uma Neuza, que olhar terei? Da mulher que apenas segue a estrada ou da mulher que questiona e sabe o que a faça realmente feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário